
Depende!
A indicação para realizar a inalação ou a lavagem nasal vai depender do que a criança tem. Vale ressaltar aqui a diferença entre os dois métodos:
A inalação é um método terapêutico que utiliza um aparelho chamado nebulizador, o qual transforma medicamentos líquidos em uma névoa fina que pode ser inalada pelas vias respiratórias superiores. Essa nebulização tem a finalidade de depositar o medicamento diretamente na mucosa dos brônquios, aliviando a inflamação e a obstrução das vias aéreas. Ou seja, a inalação irá umidificar a estrutura respiratória com a névoa e é, portanto, indicada em casos de doenças respiratórias como asma, bronquite, pneumonia e demais doenças que afetam o sistema respiratório.
Já a lavagem nasal é uma técnica que consiste em limpar as cavidades nasais com uma solução salina (soro fisiológico). O procedimento ajuda a remover secreções, muco e impurezas das narinas, facilitando a respiração da criança. Ou seja, serve para desobstruir os canais e auxilia a expelir a secreção e é mais indicada em casos de congestão nasal, sinusite, rinite e outras condições que afetam a saúde respiratória.
A realização de um não exclui o outro, inclusive ambos se complementam na maioria das vezes.
A avaliação do Pediatra é essencial para identificar a causa dos sintomas respiratórios e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
O uso inadequado de tratamentos pode piorar o quadro clínico da criança, e, portanto, é imprescindivel que os pais sigam as orientações médicas e evitem a automedicação.
Dr. Christopher Mindi Shu
Pediatra e Nutrólogo Pediátrico
CRM/SP 156.451 RQE 97336 | 97336-1
.
.
.
.
.
.
Comments