top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Christopher Mindi Shu

É possível substituir a lavagem nasal por inalação?

Atualizado: 15 de jun. de 2023

menina loira, deitada na cama, assoando seu nariz com papel higiênico


Depende!


A indicação para realizar a inalação ou a lavagem nasal vai depender do que a criança tem. Vale ressaltar aqui a diferença entre os dois métodos:


  • A inalação é um método terapêutico que utiliza um aparelho chamado nebulizador, o qual transforma medicamentos líquidos em uma névoa fina que pode ser inalada pelas vias respiratórias superiores. Essa nebulização tem a finalidade de depositar o medicamento diretamente na mucosa dos brônquios, aliviando a inflamação e a obstrução das vias aéreas. Ou seja, a inalação irá umidificar a estrutura respiratória com a névoa e é, portanto, indicada em casos de doenças respiratórias como asma, bronquite, pneumonia e demais doenças que afetam o sistema respiratório.

  • Já a lavagem nasal é uma técnica que consiste em limpar as cavidades nasais com uma solução salina (soro fisiológico). O procedimento ajuda a remover secreções, muco e impurezas das narinas, facilitando a respiração da criança. Ou seja, serve para desobstruir os canais e auxilia a expelir a secreção e é mais indicada em casos de congestão nasal, sinusite, rinite e outras condições que afetam a saúde respiratória.


A realização de um não exclui o outro, inclusive ambos se complementam na maioria das vezes.

A avaliação do Pediatra é essencial para identificar a causa dos sintomas respiratórios e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

O uso inadequado de tratamentos pode piorar o quadro clínico da criança, e, portanto, é imprescindivel que os pais sigam as orientações médicas e evitem a automedicação.



Dr. Christopher Mindi Shu

Pediatra e Nutrólogo Pediátrico

CRM/SP 156.451 RQE 97336 | 97336-1

.

.

.

.

.

.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Ig
bottom of page